Notícias

Combatendo adicção com Kundalini Yoga

(Por Yassir Chediak)

PROGRAMA DE TRATAMENTO DE VÍCIOS E DEPENDÊNCIAS

Em 1973, Yogi Bhajan fundou a 3HO SuperHealth, um programa de reabilitação de drogas, sem a utilização de drogas, de sucesso notável, combinando a comprovada sabedoria yoguica do Oriente com a moderna tecnologia do Ocidente. SuperHealth foi oficialmente reconhecido pela junta de comissão na Organização de Certificação de Saúde e recebeu o seu mais alto louvor. Nos anos seguintes distinguiu-se como um dos 10 melhores programas de tratamento dos EUA.

Em 1989 Yogi Bhajan encontrou-se com Mikhail Gorbachev e fundou programas de tratamentos de vícios  na Rússia, baseados no modelo 3HO. Atualmente este projeto é aplicado em diversos países do mundo como Estados Unidos, Rússia, Índia, França, Alemanha, etc.

Combatendo a adicção com Kundalini Yoga e meditação

A Adicção, comportamento obsessivo, é um vício e geralmente está associada a drogas ilícitas ou álcool. No entanto, a adicção também é associada a qualquer tipo de dependência psicológica que provoca uma busca compulsiva por um objeto ou ação.

Podemos citar como objetos de adicção a compulsão por drogas, álcool, jogos de azar, comida, sexo, internet, compras, etc., etc., etc. Todos estes itens são capazes de dar uma sensação momentânea de felicidade ou alívio, tornando a busca do indivíduo eterna e dependente.

Cuidando da adicção com Kundalini Yoga:

Segundo Yogi Bhajan, Phd em psicologia, humanologia, mestre de Kundalini Yoga e meditação, a adicção é uma consequência do desalinhamento das energias corporais.

Podemos entender como energias corporais o fluxo sanguíneo, respiratório, a capacidade glandular de geração de substâncias fundamentais ao nosso corpo, a filtragem e eliminação de substâncias nocivas ao nosso sistema, entre tantas outras.

O adicto, ou dependente, busca em agentes externos um estímulo para sanar a dor da experiência de não possuir hábitos motivacionais. Estes agentes geralmente estão associados ao estimulo mental, seja através de substâncias químicas ou auto-manipulação psicológica ou mental.

Para o Kundalini Yoga, uma adicção pode começar quando a energia do terceiro chakra é insuficiente.

Associado a energia vital, o terceiro chakra está relacionado às glândulas suprarrenais, rins e pâncreas . Estes órgãos são responsáveis pela liberação de hormônios, em resposta ao stress, através da síntese e liberação de “hormonas corticosteroides”, como o cortisol, e “decatecolaminas”, como a adrenalina (ou “epinefrina”). Eles estimulam a conversão de proteínas em gorduras em glicose ao mesmo tempo que diminuem a captação da glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras.

Uma das principais formas de combate a adicção, para o Kundalini Yoga é o fortalecimento da região abdominal, não apenas na parte muscular, mas principalmente a glandular, pois é através destas glândulas que serão geradas as substâncias químicas que posteriormente serão distribuídas para o cérebro e todo corpo, onde irão gerar consequências psicológicas.

Para ilustrar este complexo jogo químico, pegamos como exemplo o “Cortizol”.
Considerado o hormônio do stress, o “cortizol” ativa respostas do corpo diante de situações de emergência (uma situação de medo por exemplo) para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular.

 

Quando esta região está em desequilíbrio o corpo pode produzir uma quantidade maior ou menor desta substância. Em quantidade maior se relaciona com o stress e a obesidade, em quantidade menor pode gerar depressão, fadiga, cansaço, fraqueza e desejo repentino de comer doces.

Como trabalhar com pessoas que sofrem de adicções e apegos?
No Kundalini Yoga começamos por modificar o estilo de vida do paciente, seus velhos impulsos e padrões corporais, trabalhando a força abdominal para que seu padrão químico se altere. Nosso foco é resgatar o poder pessoal através de um alinhamento corporal e interior. Através de técnicas milenares levaremos o paciente a uma experiência com seu “ser” e com sua alma essencial.

Quais serão as técnicas utilizadas?

Respiração (Pranayama)
“O corpo segue a mente, a mente segue a respiração” (Yogi Bhajan)
Com respirações que alternam o fluxo aéreo nasal levamos ao praticante um trabalho de reequilíbrio do sistema nervoso, fazendo com que o cérebro baixe sua frequência de ondas.
Através da respiração combateremos a ansiedade e reeducaremos o equilíbrio pulmonar.

Pranayama serie 2

Exercícios (Asanas e Krias)
“Você deve encontrar as suas próprias limitações. É isso que o yoga ensina: reconheça suas próprias limitações e cresça a partir delas.” (BKS Iyengar)
Com os exercícios de Kundalini Yoga trabalharemos o funcionamento do corpo físico. E este processo estimulará o funcionamento da glândula “pituitária”, muitas vezes desativada devido ao consumo de cocaína, e proporcionará a limpeza da medula da coluna, também afetada com o consumo de “maconha” e “álcool” e promoverá uma limpeza geral das células.

kundalini_yoga_krya

Meditação:
“Quando a mente fica quieta, então a verdade tem a chance de ser ouvida na pureza do silêncio” (Sri Aurobindo)
A pratica de meditação é internacionalmente conhecida e atualmente as maiores universidades do mundo estão se voltando para o estudo de seus resultados. Através dela trabalharemos o realinhamento cerebral e a redução da frequência dos pensamentos. Como resultado o praticante irá gradativamente mudando a qualidade de seus pensamentos.

kundalini_meditacao


Consequências da prática de Kundalini Yoga.

A prática regular de ásanas, krias, técnicas de respiração, meditação e relaxamento profundo resultam na transformação gradual dos objetos focados, assim, o adicto conquista gradualmente sua própria liberdade, ganha sensibilidade e autocontrole. Estes novos paradigmas o levam a uma nova sensação de bem-estar que o conduzirá a uma busca por novos interesses e pela própria vida fazendo com que conquiste a autoconsciência, aprenda a cuidar de si mesmo e de suas atitudes.

A medida em que o valor do esforço é compreendido, o paciente descobre novas formas de obter prazer consigo mesmo através das sensações agradáveis que são proporcionadas pela prática.

Gradualmente haverá uma transformação da imagem que possui sobre si mesmo e sua força começará a brotar de dentro para fora.

Obs:
Para que o tratamento seja efetivo, recomendamos que a prática de Kundalini Yoga seja feita com regularidade e a longo prazo, já que desejamos que seus efeitos sejam duradouros e perenes.


Estrutura da aula de Kundalini Yoga:

1 – Sintonização
O praticante irá sintonizar através de um mantra específico.

2 – Aquecimento
Alguns exercícios de yoga serão praticados para aquecer o corpo.

3 – Krya
Será praticado o exercício do dia com um determinado objetivo a ser estabelecido pelo professor.

4 – Relaxamento:
Os alunos irão relaxar por 12 minutos para absorverem os efeitos do trabalho ministrado.

5 – Meditação
É praticada uma meditação específica a ser definida pelo professor.

6 – Finalização da aula.

Facebook Comments