Notícias

A terapia yóguica para o corpo humano

O notável crescimento da Yoga vem se dando paulatinamente no ocidente. Esta expansão sistemática e ininterrupta tem sido acompanhada de novas e contundentes pesquisas científicas em países como o Japão, a Índia e os Estados Unidos. Nos EUA existem clínicas que tratam de pacientes com o mal de Alzheimer através da meditação. Os resultados no retardo da evolução da doença têm sido bastante significativos. As evidências se avolumam e mais e mais pessoas, sobrecarregadas com o stress do século 21 e, atraídas pela mídia, buscam novos métodos e práticas que lhes mantenha saudáveis e, sobretudo, que as faça manter, sob qualquer hipótese, calmos e tranquilos.

As pesquisas e experiências, evidenciaram o seguinte;
1 – Que os exercícios de yoga produzem notáveis efeitos sobre o corpo, podendo aliviar ou curar doenças do tipo funcional e orgânico, pela ação que exercem, de modo completamente natural sobre toda rede do sistema nervoso, das vísceras e glândulas;
2 – Que os praticantes de yoga possuem saúde magnífica e uma resistência física que supera em muito o considerado normal;
3 – O extraordinário domínio sobre as funções fisiológicas que os yoguis adquirem;
4 – Que a determinados estados fisiológicos correspondem estados de consciência muito particulares caracterizados por extrema lucidez e profundidade;
5 – Que o planejamento das técnicas tradicionais de yoga exige profundos conhecimentos dos mecanismos fisiológicos e psicológicos;
6 – Que na base de vários tratamentos médicos modernos, estão subjacentes os mesmos princípios da Yoga;

Nos tempos atuais, viver, cada dia, está uma surpresa. A comida que se ingere pode estar contaminada por algum parasita ou pode conter gordura demais, o que lhe fará ficar obeso, com pressão alta, com excesso de gordura nas artérias. Pode também estar geneticamente modificada, ou com excesso de hormônios. Pode estar envenenada por agrotóxico e, tudo isso, sem que você perceba ou saiba que caminho tomar.

O que fazer, que direção tomar, qual informação é a correta já que o mundo de hoje é abarrotado de informações. Como selecionar a que mais lhe convém ? O oriente sempre apontou para o mesmo caminho; alimentação, yoga e meditação sistemática. É um segredo milenar que funciona e que por isso mesmo está em alta.

Há muitos anos o ocidente descobriu a ginástica e, ao ver exercícios de yoga publicados em jornais e revistas, a reação imediata é classificá-los como ginástica, algo já conhecido, embora um pouco exótica. Na realidade a semelhança é apenas aparente. A ginástica ocidental é um treino sistemático do aparelho locomotor, dos músculos voluntários da ação, ainda que indiretamente exerça ação benéfica sobre todo o organismo. A yoga, sob o ponto de vista meramente físico, além de atuar sobre o aparelho locomotor, age de maneira direta sobre o sistema endócrino, estimula a conexão do sistema nervoso central com o sistema nervoso vegetativo, produzindo, com isso, uma ação profunda e geral sobre o organismo que pode ser regulada e dirigida segundo convenha, mediante seleção de exercícios.

Quem quer que pense seriamente sobre o ritmo da vida atual, verá claramente que a eficiência e o rendimento não dependem em absoluto, de mover-se muito, mas de mover-se bem; não permanecendo aprisionado dentro da ação, mas ficando por cima do que se faz, mantendo uma visão global, domínio dos seus elementos e a coordenação de suas diversas fases. E para conseguir isto, é indispensável que o ser humano seja concentrado, coordenado e equilibrado. A vida atual produz tudo menos isto; serenidade e equilíbrio.

Desde a mais remota antigüidade tem-se observado, tanto no Oriente como no Ocidente, a existência de uma relação entre o corpo físico, sua forma, seu estado e seu funcionamento e as reações psicológicas, o temperamento, o caráter e a conduta das pessoas. Hoje em dia, a metódica investigação de uma legião de cientistas levou a estabelecer a existência de correlações precisas entre certos órgãos, tecidos e funções fisiológicas e determinadas atitudes temperamentais, predisposições, preferências etc., assim como também um estreito paralelismo entre as alterações de uns e outros. Assim, nasceram numerosas escolas de tipologia humana de bases somáticas, psicossomáticas ou psicológicas. Os descobrimentos sobre anatomia e fisiologia do cérebro e do sistema nervoso em geral, levaram a estabelecer algumas das causas e mecanismos da ação da mente e o estado de ânimo, emoções, etc., sobre o funcionamento do corpo e vice-versa.

Assim, a doença aparece quando; a) um órgão ou função não exerce seu papel; b) quando as funções não estão bem integradas; c) quando a capacidade de rendimento do organismo é inferior à pressão que elementos estranhos exercem sobre ele sejam micróbios ou pessoas, circunstâncias físicas ou sociais d) longo período de stress emocional provocado pela perda de um ente querido, ou separação, ou desemprego, depressão ou frustração continuada.

Por isso a saúde depende diretamente de; a) bom estado e funcionamento de cada órgão; b) integração dos mecanismos e níveis; c) energia vital circulante;

Para se conseguir este tríplice objetivo é fundamental o bom funcionamento das seguintes estruturas fisiológicas; a) as glândulas de secreção interna ou sistema endócrino; b) o sistema nervoso em suas 3 divisões; e estes sistemas dependem por sua vez; a) do aparelho respiratório b) sistema circulatório c) aparelho digestivo. Em conjunto, todos os órgãos, aparelhos e sistemas se completam entre si, constituindo um maravilhoso exemplo e modelo de vida social perfeitamente organizada.

A yoga, através de exercícios selecionados e praticados com alternância, tonifica e massageia gradualmente, todos os sistemas do corpo humano inclusive, de forma integrada aos centros de força, os chakras. Dessa forma os exercícios trabalham o sistema respiratório, nervoso, endócrino, circulatório, hormonal, mental, os plexos pulmonar e cardíaco e muitos outros sistemas e pontos dos quais dependemos para manter a saúde, a felicidade, o bem estar pessoal, independente de termos ou não, um gordo saldo bancário. Não somos feitos apenas de matéria, nosso corpo é a ferramenta e porta de entrada para estados mais completos de felicidade ao qual precisamos aprender a ter acesso. Quando estamos bem, trabalhamos melhor, criamos melhor, amamos melhor, vivemos melhor !

Já temos disponível um manual com técnicas de Kundalini Yoga que pode ser utilizado para sua iniciação. Entre em contato conosco pelo E-mail mleilany@ig.com.br e boa sorte !

Este artigo se apoiou nos livros; Fundamento e Técnica do Hatha Yoga de Antônio Blay e Kundalini Yoga, the Flow of Eternal Power de Shakti Parwha Kaur Khalsa.

(Sotanter Kaur – professora de Kundalini Yoga)

Facebook Comments