Notícias

Ansiedade x informação

É inegável que nos dias de hoje o estímulo cerebral tem afetado drasticamente a sociedade moderna. As estatísticas mostram que problemas de saúde relacionados ao cérebro estão explodindo no mundo todo, o que indica uma necessidade urgente do indivíduo de buscar formas de aliviar o estresse e reduzir a frequência das ondas cerebrais.
Recentemente as multinacionais “Time Warner” e “Nielsen” anunciaram que farão, em parceria, um estudo detalhado sobre como o cérebro reage ao estímulo oferecido pelas publicidades, principalmente de TV e WEB. Esta pesquisa tem como principal objetivo entender as alterações do subconsciente frente a determinados estímulos e assim poder direcioná-lo exclusivamente ao seu cérebro e ao seu coração, fazendo com que você sinta alegria ou prazer diante de determinada marca ou produto.

Como se proteger de uma manipulação que age diretamente nas suas ondas cerebrais?  É possível escapar de tamanha violência em um mundo extremamente conectado e com excessos de informações?  O que devemos fazer?

Torna-se fundamental que você tenha a consciência de que estas manipulações não são meras especulações ou teorias conspiratórias. A partir do momento em que esta percepção for aceita por cada indivíduo é preciso agir. Mas como?

Em primeiro lugar é necessário reduzir drasticamente o tempo em que se passa conectado a redes sociais e a sites de internet. Não é uma tarefa fácil, sabemos que nos dias atuais a rede tem agido, em muitos casos, como uma droga que vicia e faz dependentes.

Em segundo lugar recomendamos que se procure uma vida mais simples, menos consumista, afinal, como falamos anteriormente, as grandes corporações estão fazendo de tudo para alterarem a sua forma de pensar e sentir.

Em nossos estudos e práticas temos trabalhado com dezenas de pessoas que passam por diversos problemas e uma das coisas mais interessantes que notamos é que a ansiedade, o stress e o cansaço mental estão entre as principais queixas. Temos também percebido que o número de pessoas com depressão e pânico está passando dos limites aceitáveis em uma sociedade normal.

A prática de Kundalini Yoga e meditação é uma ferramenta eficaz para combater estes males modernos e uma forma de fortalecer a mente para que ela possa discernir, em um mundo abarrotado de informações, aquela que realmente lhe interessa. Num ambiente onde a agressividade comportamental, não apenas das pessoas, mas também das grandes corporações está atingindo violentamente a mente e o coração humano, se torna fundamental exercitar a própria força e estar com a mente alerta para que se tenha um bom discernimento sobre um mundo que na maioria das vezes está se tornando apenas virtual.

Pratique Yoga e meditação e esteja preparado. A meditação não é algo sobre o que esteja acontecendo, mas sobre o seu preparo para se relacionar com as coisas que estão de fato acontecendo.

(Yassir Chediak é músico e professor de Kundalini Yoga)

Facebook Comments