Notícias

Consciência e Transformação

Existem várias práticas de Yoga onde as linhas clássicas, Hatha Yoga, Raja Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana, e Tantra Yoga, cada uma em si atinge objetivos específicos. A Hatha é o domínio do corpo físico; a Raja o amplo domínio da mente; a Karma o domínio das ações e reações; a Bhakti é devocional e amorosa; a Jnana para a realização da sabedoria; a Tantra Yoga é a realização do conhecimento.

A Kundalini Yoga, originária da Tantra Yoga, é chamada a Yoga da Consciência, conforme ensinamentos transmitidos por Yogi Bhajan. Treinamos sistematicamente a mente e o corpo para capacitarmo-nos a receber e a conscientizar as mais altas freqüências energéticas que vêm da Kundalini, nossa fonte de energia natural. Quando as pessoas não trabalham para fortalecer o sistema nervoso, o corpo e a psique, podem surgir problemas na hora de receber essa vibração energética.

Quando o preparo é apenas mental, sem incluir treino e preparo físico, o corpo não saberá como lidar com tanta energia. É como se a voltagem do corpo estivesse em 100 volts e, de repente, você se coloca numa tomada de 1000 ou 10.000 volts. A partir da preparação adequada, praticamos Kundalini Yoga para evitarmos situações negativas e aprender como se manter em estado positivo.

Uma das situações mais perigosas neste mundo é viver sem consciência, agindo sob os ditames do inconsciente. O estado em que se encontra o nosso planeta é um testemunho pungente deste fato, assim como a condição de vida da maioria dos seres humanos. Quando não estamos conscientes somos governados por motivações inconscientes. E ainda somos bonecos da inconsciência global.

Todos nós temos exemplos em nossas vidas de como criamos conflitos e turbulências sem realmente termos conscientemente escolhido aquele caminho. Quem não escolheria prosperidade, relações amorosas tranqüilas, saúde vibrante, uma vida alegre e ainda um trabalho compensador? Porque criamos tantos problemas e depois gastamos tanta energia tendo que lidar com eles?

Há um caminho para todos nós. Acordar e se manter aceso! Mas temos que fazer isso por nós mesmos. O que não quer dizer que viveremos felizes para sempre, como nos contos de fadas, mas pelo menos saberemos nos conduzir pelo caminho positivo, o que em si já nos leva à vitórias!

VAMOS COMEÇAR?

Esse é um exercício simples e básico, mas misteriosamente transformador. É perfeito para se tomar os primeiros contactos consigo mesmo e com nossa força de vontade. Encontre um lugar calmo, tranqüilo e ventilado. Ouça o silêncio ao seu redor. Muitas vezes é difícil ouvir o silêncio. Tente fazer isso por 11 minutos diariamente. Reserve essa hora para você.

Agora que você achou a posição e o lugar ideal comece então a respirar. Preste atenção à sua respiração. Tenha carinho pelo ar que entra e sai de dentro de você. Aos poucos puxe mais por sua respiração. Respire fundo e sinta o ar penetrando e expandindo o peito, mantenha a respiração longa e profunda. Aos poucos sinta as partes tensas do seu corpo, a nuca, os ombros, o estômago, o maxilar…

Concentre seu pensamento apenas no fluxo de ar que entra pelas narinas. Quando a mente fugir traga de novo a atenção para o ar entrando em você, até completar os 11 minutos. Para concluir, faça uma respiração longa e profunda, prenda-a por alguns instantes e sinta o ar como um ponto de luz dourada percorrendo sua espinha até o alto da cabeça. Expire e relaxe com os olhos fechados. Sinta e perceba o ambiente dentro de você. ATENÇÃO: É PRECISO MANTER A COLUNA RETA E O PESCOÇO ALINHADO À COLUNA. E Boa Sorte….!

Facebook Comments